segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que é Lixo tóxico?


Lixo tóxico é todo resíduo que provém de substâncias com propriedades químicas nocivas ao ambiente e aos seres humanos. As pilhas, as baterias e os agrotóxicos, entre outros descartes industriais e hospitalares constituem exemplos de lixo tóxico.

Os resíduos liberados por esse tipo de lixo pode se acumular em cadeias e teias alimentares, podendo até mesmo extinguir espécies e ainda causar graves problemas à saúde humana.

Todo lixo tóxico gerado deverá ter um destino correto para que não fique exposto aos fatores que favorecem contaminações.

O lixo tóxico causa vários tipos de reações tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas. As chuvas ácidas, a poluição dos lençóis freáticos e as mutações de pequenos seres são alguns destes danos provocados na natureza. Resíduos tóxicos podem, ainda, contaminar as águas profundas.

Resíduos de pesticida em vegetais, legumes e frutas, a presença de mercúrio nos peixes e vários outros produtos químicos podem causar câncer, defeitos de nascença, mutações genéticas e até a morte.

O médico, clínico geral, Clóvis Tomasi deu uma entrevista com o objetivo de informar a população sobre doenças causadas pelo lixo tóxico.

P: Quais doenças podem vir a ser causadas por agrotóxicos?

R: Podem causar diversos tipos de doenças como intoxicações, câncer de próstata, de mama, de testículos, ovário, e muitas outras.

P: Pilhas e baterias também podem causar doenças?

R: Sim, causam intoxicações graves caso se tenha contato com líquido que sai do material quando o mesmo está corroído e intoxicações leves caso alimentos cultivados com água ou solo contaminado pelos metais pesados das pilhas e baterias sejam ingeridos.

P: Agrotóxicos influenciam na nossa cadeia hormonal?

R: Influenciam, podendo até mesmo alterar o ciclo menstrual de agricultoras e a qualidade e quantidade do esperma dos agricultores.

P: Pessoas que consomem produtos cultivados com agrotóxicos podem acabar ficando doentes?

R: Com o decorrer do tempo pode-se ter uma intoxicação grave, pois você está ingerindo um pouco de veneno a cada produto ingerido.

Fontes: http://lixotoxico.net63.net/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_perigoso
Fonte da foto: http://www.guiame.com.br/v4/93351-1456-Cerca-de-400-quilos-de-lixo-t-xico-s-o-encontrados-em-vegeta-o-em-MG.html

Nenhum comentário: