quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hortas em Casa - Parte I


Acredito que o assunto "hortas em casa" interessa a todos aqueles que queiram ter um pouco mais de qualidade de vida, bem-estar e temperos/alimentos fresquinhos em casa. A velha desculpa de falta de espaço pra isso não cola mais... Há diversas maneiras de inovar. Já divulgamos aqui as hortas verticais e agora mostramos outras soluções apresentadas pela Revista Arquitetura e Construção. Então, mãos à obra!

Hortinhas domésticas estão em alta. “Cozinhar tornou-se um programa divertido. Mais ainda se você puder temperar os pratos com ervas do quintal”, diz a empresária Erlana Castro, diretora da Biofert, fabricante mineira de fertilizantes. Para montar um cantinho verde, são necessários um local ensolarado, alguns vasos e, claro, disposição. “É preciso regar, adubar, controlar pragas... É como ter um bichinho de estimação. Dá trabalho, mas vale a pena”, afirma o agrônomo Laurent Serrigny, dono da Horta em Casa. Aprenda a montar um canto na varanda só para cuidar das plantas.




O apartamento pequeno não impediu o morador, que adora preparar receitas para a mulher e os filhos, de ter hortaliças à mão. “Aproveitei o único espaço possível: a janela da cozinha”, revela o arquiteto Neto Porpino, de São Paulo, autor do projeto. Ele encaixou uma chapa de vidro incolor 10 mm de 1,78 x 0,15 m (Golden Glass) em dois suportes metálicos e sobre ela dispôs oito vasos em cachepôs de plástico colorido (Albano). Como a esquadria é do tipo máximo-ar, as plantas não atrapalham o abre e fecha.

Em apartamentos ou casas sem pátio, eleja a sacada ou qualquer local protegido de ventos e onde incida sol pelo menos três horas por dia. Além de vasos e floreiras, vale usar caixas de madeira ou latas, desde que tenham no mínimo 0,20 m de altura. Faça um ou mais furos no fundo (dependendo do tamanho do recipiente) e cubra com pedriscos ou argila expandida, seguidos de manta de drenagem. Então acrescente a terra, que assim não ficará encharcada.

Fonte da matéria: Revista Arquitetura e Construção, título: “Três sugestões para montar a sua horta e um calendário de plantio”, autoria de: Eliana Medina e Rosele Martins, fotos de: Célia Mari Weiss, disponível em: http://casa.abril.com.br//materias/jardins/tres-sugestoes-montar-sua-horta-calendario-plantio-603608.shtml

Um comentário:

Mariana Gomes Welter disse...

Que fofa essa hortinha! Realmente qualquer um pode ter a sua